Documento de Lições Aprendidas


Gerir um projeto não é tarefa fácil. O planejamento, a execução e entrega dependem de uma série de fatores externos e internos que precisam ser detalhadamente mapeados a fim de garantir o bom resultado dos processos envolvidos em um projeto. Veja como o documento de lições aprendidas pode ser usado como ferramenta para construir sua base de conhecimento e promover melhoria contínua do trabalho.

O QUE SÃO?

Lições aprendidas podem ser entendidas como o registro de erros e acertos feitos durante um projeto, desde seu planejamento, execução, até sua finalização e entrega. Este registro pode ser utilizado como ferramenta de análise dos processos realizados durante o projeto.

QUAL A IMPORTÂNCIA?

Conhecer quais ações deram certo e quais deram errado de acordo com a perspectiva não só da sua equipe, mas de seu cliente é fundamental para análise de resultados, busca de novas soluções e melhoria contínua do trabalho.

Além disso, o registro dessas ações é extremamente útil como base de consulta. Quando, por exemplo, a empresa precisa desligar, contratar ou substituir um colaborador por qualquer motivo, o documento de lições aprendidas pode tornar o processo de imersão no projeto menos complexo e mais dinâmico.

IMPLEMENTAÇÃO

Para que seja possível implementar o hábito de compilação de erros e acertos, deve-se desenvolver processos na metodologia de trabalho da sua organização. É imprescindível destacar para os colaboradores a importância e os benefícios deste processo.

O registro também precisa ser o mais simplificado possível, de modo a incentivar o preenchimento. Quanto mais complexo o processo de registro, menores as chances de adesão. Portanto, ouvir a opinião de sua equipe na construção deste processo é uma ótima forma de garantir o sucesso desta implementação.

Reuniões periódicas também são recomendadas para atualização sobre andamento da implementação, dificuldades com o registro, apresentação de novas ideias para melhoria do processo, etc.

BENEFÍCIOS

1. Melhoria na tomada de decisões;

2. Minimização de riscos;

3. Otimização de recursos

Os dados registrados, provenientes das lições aprendidas em processos anteriores, são ótima fonte de consulta para gestores durante as tomadas de decisão. A consulta aos registros pode evitar a recorrência de erros e aprimorar o resultado, fazendo com que as organizações consigam atingir seus objetivos mais facilmente.

O histórico de erros e acertos de projetos anteriores servem de base para o planejamento de novos projetos. Este histórico permite ao gestor prever cenários e desenvolver soluções para mitigar possíveis obstáculos, o que gera significativa diminuição de riscos nos projetos futuros da organização.

Este histórico também contribui para um melhor direcionamento das aplicações, pois serve de base para que o gestor possa gerir os investimentos do projeto com mais segurança e precisão, o que permite a otimização de recursos.

APLICABILIDADE PARA EVENTOS

O documento de lições aprendidas pode auxiliar você não só a ter sucesso em seu evento, mas garantir a manutenção e o aprimoramento de seus futuros eventos. Para tanto, é importante não só implementar o processo de registro na metodologia de trabalho da sua empresa, mas, principalmente, ouvir seu público.

A opinião dos participantes deve servir de guia durante toda a construção e desenvolvimento do projeto. Você deve estar se perguntando, mas como eu faço isso? Uma ótima forma de ouvir seu público é por meio de uma pesquisa de satisfação. Temos um artigo específico sobre este tema, caso queira profundar seus conhecimentos.

Saiba como A US! pode ajudar no seu projeto: consulte nossa cartela de serviços.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo